As atividades iniciaram em 2004 com o nome "Instituto Guindani" em homenagem a ARMANDO GUINDANI. Foram organizados cursos, palestras, eventos, seminários, visitas técnicas, consultorias empresariais, além de ações significativas de responsabilidade social.

Com o passar do tempo, em 2007 os gestores decidiram criar o Instituto de Extensão e Pós-Graduação (IEPG) focando suas ações na oferta de cursos de extensão e pós-graduação nas áreas de gestão e tecnologia. A abertura da Editora IEPG proporcionou o início das publicações científicas dos trabalhos desenvolvidos pelos pesquisadores, autores, professores, colaboradores e alunos. 

Em 2019 foi necessário ampliar suas atividades com uma nova visão empresarial, agregando às suas atividades de gestão e consultoria emrpesarial através de mentorias em novos negócios e captação de recursos de investimentos. Neste mesmo a FaCiência solicita credenciamento junto ao MEC para oferta do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos com previsão de oferta a partir de 2022.

A IEPG sempre atuou com seus colaboradores de forma intensa e responsável, visando sempre entregar o melhor aos seus clientes.